PR3 - ROTA DAS FONTES PALHAÇA - OLIVEIRA DO BAIRRO
DESCRIÇÃO DO PERCURSO (descarregar PDF flyer - aqui)
O percurso pedestre da Rota das Fontes percorre os diversos lugares da freguesia, numa extensão, aproximadamente, de 12 km.
O percurso começa no Parque de Lazer da vila onde está localizada a fonte do Bebe e Vai-te, e prossegue depois para o centro, com passagem pelo Largo das Escolas, onde está localizada a sede da Junta de Freguesia da Palhaça, continua pelos Carregais, Vila Nova, Pedreira, Chousa, Tojeira, Areeiro, Albergue, Rebolo até ao ponto de partida no Parque de Lazer.
Ao longo do seu trajeto, que combina troços urbanos com caminhos rurais, vamos avistando alguns dos equipamentos e espaços públicos e sociais mais relevantes da freguesia, como as Igrejas: Matriz e de Vila Nova, o Museu e a Praça São Pedro ou o Recinto da Feira da Palhaça.
Esta é uma rota que possibilita a descoberta da paisagem predominantemente rural de grande parte da vila, com as suas casas de arquitetura gandaresa, com quintais e campos de cultivo, onde se avistam, aqui e ali, poços ainda com vestígios de noras e alguns, raríssimos, cabanais. As fontes e lavadouros da Palhaça foram, desde o início do século XX, utilizados para a gestão da água e as tarefas relacionadas com a lavagem da roupa, tarefas essenciais para as comunidades que viviam mais afastadas das zonas centrais e do acesso regulado a este bem. Com os anos foram sendo alvo de recuperação e manutenção, perdendo alguma importância como espaço público de utilização comum, mas a verdade é que ainda hoje são e utilizados pela população e constituem um elemento muito importante da memória coletiva e da identidade sociocultural Palhacense.
Todos os anos, a Junta de Freguesia, em parceria com a Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP) e com a colaboração das outras associações locais, promove uma caminhada – Caminhada da Rota das Fontes - com o objetivo de proporcionar a todos os interessados, mas sobretudo às gerações mais jovens e aos novos residentes, a (re)descoberta das fontes e lavadouros do nosso território e, simultaneamente, incentivar a estilos de vida mais saudáveis.