Junta de Freguesia de Palhaça

Turismo

Roteiro Turístico

Ao nível do turismo, esta Freguesia oferece o mais variado leque de possibilidades para um passeio á nossa terra. A começar pelo rico e imponente património histórico da Freguesia, onde destacamos a Museu de São Pedro da Palhaça, a igreja velha, situada no lugar de Vila Nova, implicou o aproveitamento da antiga Capela de S. Pedro, que é o padroeiro da freguesia, e uma ampliação posterior. A lápide com inscrição, colocada na parede externa da actual capela-mor, é suficientemente elucidativa. Neste velho templo, está instalado o Museu Paroquial da Palhaça que já goza de certa nomeada, sendo digno de ser visitado, Igreja do Areeiro, a Capela da Nossa Senhora dos Retornados, Capela das Martinsas, Capela das Capoas, os vários cruzeiros existentes na terrae fontanários, o conhecidissimo Coreto de São Pedro, são por si só razões para visitar a Palhaça. 
 
De destacar o parque de lazer, na rua da ADREP, com alfaias agrícolas em exposição, um lago com aves aquáticas, churrasqueiras e mesas, num ambiente natural recatado, onde a mistura de Silêncio com a paz do lugar é por si só um convite a um dia inesquecível cheio de bons momentos. Não menos importantes são as festas da Freguesia, pois várias são as manifestações culturais distribuídas pelos vários lugares, nomeadamente a do patrono da freguesia, São Pedro, a 29 de Junho, à qual se associa a feira também designada de São Pedro que se tornou afamada; as festas de São Sebastião e da Nossa Senhora da Memória, que se realizam em 21 e 22 de Agosto, dois dias seguidos um para cada invocação, e às quais afluem muitos forasteiros e particularmente, os emigrantes nascidos na freguesia. A gastronomia da terra é rica e variada, sendo que o Concelho de Oliveira do Bairro é um importante produtor de vinho, nesta Freguesia também o vinho é de boa qualidade. O património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.
 

PR3 - ROTA DAS FONTES PALHAÇA - OLIVEIRA DO BAIRRO

DESCRIÇÃO DO PERCURSO (descarregar PDF flyer - aqui)

O percurso pedestre da Rota das Fontes percorre os diversos lugares da freguesia, numa extensão, aproximadamente, de 12 km.

O percurso começa no Parque de Lazer da vila onde está localizada a fonte do Bebe e Vai-te, e prossegue depois para o centro, com passagem pelo Largo das Escolas, onde está localizada a sede da Junta de Freguesia da Palhaça, continua pelos Carregais, Vila Nova, Pedreira, Chousa, Tojeira, Areeiro, Albergue, Rebolo até ao ponto de partida no Parque de Lazer.

Ao longo do seu trajeto, que combina troços urbanos com caminhos rurais, vamos avistando alguns dos equipamentos e espaços públicos e sociais mais relevantes da freguesia, como as Igrejas: Matriz e de Vila Nova, o Museu e a Praça São Pedro ou o Recinto da Feira da Palhaça.

Esta é uma rota que possibilita a descoberta da paisagem predominantemente rural de grande parte da vila, com as suas casas de arquitetura gandaresa, com quintais e campos de cultivo, onde se avistam, aqui e ali, poços ainda com vestígios de noras e alguns, raríssimos, cabanais. As fontes e lavadouros da Palhaça foram, desde o início do século XX, utilizados para a gestão da água e as tarefas relacionadas com a lavagem da roupa, tarefas essenciais para as comunidades que viviam mais afastadas das zonas centrais e do acesso regulado a este bem. Com os anos foram sendo alvo de recuperação e manutenção, perdendo alguma importância como espaço público de utilização comum, mas a verdade é que ainda hoje são e utilizados pela população e constituem um elemento muito importante da memória coletiva e da identidade sociocultural Palhacense.

Todos os anos, a Junta de Freguesia, em parceria com a Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP) e com a colaboração das outras associações locais, promove uma caminhada – Caminhada da Rota das Fontes - com o objetivo de proporcionar a todos os interessados, mas sobretudo às gerações mais jovens e aos novos residentes, a (re)descoberta das fontes e lavadouros do nosso território e, simultaneamente, incentivar a estilos de vida mais saudáveis.




Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 Junta de Freguesia de Palhaça. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia