REAGENDADO - DIA 15 DE JANEIRO - CORTEJO DE REIS

01-JAN-2023

REAGENDADO  - DIA 15 DE JANEIRO - CORTEJO DE REIS

O Cortejo dos Reis Magos agendado para dia 8 de janeiro foi reagendado para dia 15 de janeiro, devido à previsão de condições adversas, com aviso amarelo anunciado pelo IPMA ,para a região de Aveiro.

Se São Pedro permitir o Cortejo haverá de sair à rua, como manda a tradição no próximo domingo.

O Cortejo é uma organização da ADREP, com a Fábrica da Igreja da Paróquia de São Pedro da Palhaça e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Junta de Freguesia da Palhaça.

Se São Pedro ajudar o dia começa na rotunda do Areeiro, palco da primeira cena -  encontro do Velho Pastor Semião com o Anjo Anunciador -  e prossegue com o encontro dos três Reis Magos e a Dança do Rei David. Seguirá depois rumo à Praça de São Pedro, na senda da estrela, com a criançada da Dança dos Pastorinhos empoleirada numa caixa aberta, de nota à lapela. Atrás seguem outras oferendas: umas em carrinhas aperaltadas outras ainda amassadas em forma de apetite.

Na Praça o coreto fará de Palácio do Rei Herodes, onde tem lugar o 2º ato do Auto: guarda de honra ao estilo romano e depois o encontro dos Reis Magos com o Velho Herodes. A festa continua por ali, com os mais novos no centro das atenções, numa dança dos Pastorinhos, onde foram passando muitas gerações de Palhacenses.
A festa dos Reis encerra com o leilão das oferendas, cuja receita reverte para as duas instituições organizadoras que, ano após ano, contam com a gratidão de voluntários, figurantes e amigos da vila, para assegurar esta tradição.

12h00 - Encontro dos Reis Magos, Rotunda do Areeiro;
13h00  - Encontro com Rei Herodes, Praça de São Pedro