Requalificação dos acessos à Feira da Palhaça
03-FEV-2023
Estão em curso os trabalhos de requalificação dos acessos à Feira da Palhaça pela Rua da Bica e rua do Gado. Os trabalhos, levados a cabo pela firma Vítor Almeida e Filho, consistem na pavimentação da rua, passeios e estacionamento. De acordo com a Câmara Municipal trata-se de uma empreitada orçada em 71.670 euros, contando com trabalhos em duas frentes: nos entroncamentos com a N333 e com a Rua da Feira do Gado.
Recorde-se que o novo recinto da Feira da Palhaça foi inaugurado em março de 2015 pelo executivo de Mário João Oliveira. A obra rondou os 2 milhões de euros, conferindo ao novo espaço da Feira da Palhaça, que estende-se por uma área de cerca de 41.000m2, um mercado com zona de venda indiferenciada e de peixe, módulos destinados para bancas dos feirantes, zona de churrasco, zona de pintos, zona das flores, instalações sanitárias, duas lojas, cafetaria, zona técnica e sala administrativa.
A Feira da Palhaça é, sem sombra de dúvida, um dos maiores símbolos do Concelho de Oliveira do Bairro, detentora de um valor sociocultural inestimável, pelo seu património histórico e etnográfico, que transcende largamente as dimensões do Concelho, mas também do próprio Distrito de Aveiro.
O mercado que se realiza duas vezes por mês, aos dias 12 e 29, constitui o principal meio que muitos dos produtores locais têm para escoar os seus produtos, permitindo a sustentabilidade e o desenvolvimento da economia local e regional, constituindo-se também como um polo de atração de pessoas, sejam elas feirantes, clientes ou simples visitantes.
Nesse mesmo ano, em junho de 2015, assinalaram-se os 300 anos da história da Feira da Palhaça.