Dia 25 de abril celebramos a Liberdade com projeção de documentário na Palhaça
23-ABR-2024
O Município de Oliveira do Bairro e a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro estão a promover um conjunto de ações para a comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 no concelho de Oliveira do Bairro, programa para o qual convidam todos os munícipes e "amigos" do Concelho os munícipes e "amigos" do Concelho.
Partilhamos o programa das próximas inicitivas, com destaque para o dia 25 de abril, onde as comemorações terminam na Freguesia da Palhaça, às 20h30 com a Projeção do Documentário “As Armas e o Povo” na fachada do Edifício Antiga Escola Primária - Palhaça. O documentário é um testemunho das emoções vividas entre o 25 de Abril e o 1 de Maio de 1974, considerado o mais recente célebre filme da revolução portuguesa. Rodado durante a semana entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, junta as grandes movimentações de massas aos discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal e a libertação dos presos políticos às entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha. Assinado pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, é um documento histórico inestimável, feito a quente e em cima do acontecimento por vários técnicos e realizadores portugueses. Uma obra incontornável do cinema militante europeu, "As Armas e o Povo" é também um manifesto sobre a relação entre cinema e política, não apenas como mero difusor dos acontecimentos, mas sobretudo como participante ativo do ato revolucionário.
Quarta-feira, 24 de abril
20h30: Gala de Mérito Municipal
Auditório de Oiã
Quinta-feira, 25 de abril
09h30: Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar - Liga dos Combatentes – Núcleo de Oliveira do Bairro
Av. Abílio Pereira Pinto
10h15: Hastear das Bandeiras
Edifício Paços do Concelho
10h45: Inauguração da peça escultórica “Liberdade”, da autoria de Carlos de Oliveira Correia
Praça do Município
11h00: Sessão Solene da Assembleia Municipal
Quartel das Artes
20h30: Projeção do Documentário “As Armas e o Povo” na fachada do Edifício Antiga Escola Primária - Palhaça