Cortejo dos Reis Magos cumpre tradição, este domingo, com quase cem anos na freguesia
02-JAN-2024
A tradição volta a cumprir-se, este domingo 7 de janeiro de 2024 com mais uma edição do "Cortejo dos Reis Magos" na Palhaça. "Estão de volta velho Semião, o Anjo Anunciador, os Reis do Oriente – os “ilustres estrangeiros”, como lhes chama o astucioso Herodes, para os lisonjear - o escravo Cingo, os Doutores da Lei e outras personagens deste Auto que ainda encanta e resiste enquanto festa com lugar reservado nas comunidades cristãs", na nossa Palhaça há 99 anos, segundo reza a história.
O Cortejo é uma organização da ADREP, com a Fábrica da Igreja da Paróquia de São Pedro da Palhaça e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Junta de Freguesia da Palhaça.
O rprograma começa na rotunda do Areeiro, palco da primeira cena - encontro do Velho Pastor Semião com o Anjo Anunciador - e prossegue com o encontro dos três Reis Magos e a Dança do Rei David. Seguirá depois rumo à Praça de São Pedro, na senda da estrela, com a criançada da Dança dos Pastorinhos empoleirada numa caixa aberta, de nota à lapela. Atrás seguem outras oferendas: umas em carrinhas aperaltadas outras ainda repletas de propostas doces e salgadas para ajudar a acomodar o estomâgo.
Na Praça o coreto fará de Palácio do Rei Herodes, onde tem lugar o 2º ato do Auto: guarda de honra ao estilo romano e depois o encontro dos Reis Magos com o Velho Herodes. A festa continua por ali, com os mais novos no centro das atenções, numa dança dos Pastorinhos, onde foram passando muitas gerações de Palhacenses.
A festa dos Reis encerra com o leilão das oferendas, cuja receita reverte para as duas instituições organizadoras que, ano após ano, contam com a gratidão de voluntários, figurantes e amigos da vila, para assegurar esta tradição.