Apresentação do livro "NOVAS ACHEGAS PARA A MONOGRAFIA HISTÓRICA DA PALHAÇA” de Carlos Braga
06-JUL-2024
No âmbito das comemorações do São Pedro 2024, a Junta de Freguesia apresentou uma nova edição sobre a história da freguesia da autoria do Palhacense Carlos Braga - “Novas Achegas para a Monografia Histórica da Palhaça”. Autor que voltou a honrar a freguesia com mais uma obra, ao aceitar o desafio deste executivo para colocar de novo a sua disponibilidade, interesse, pesquisa e conhecimentos sobre a freguesia e região, em forma de livro, ao acesso e consulta de todos e das gerações futuras.
O livro foi apresentado pelo autor no dia de São Pedro, numa Sala da Assembleia de Freguesia preenchida, com a presença das diversas entidades locais e municipais, bem como amigos do autor e Palhacenses interessados. Além do autor marcaram presença nesta sessão também os responsáveis pelo design e paginação da obra - Francisco Mesquita e Joana Matos.
Esta nova edição livro pode ser consultada e/ou adquirida, na Junta de Freguesia da Palhaça.
Passadas duas décadas da apresentação da monografia "Palhaça – História dos Espaços Sociais e Comunitários (séculos XIX e XX), edição da Junta de Freguesia da Palhaça do mesmo autor, temos agora esta nova obra, que contou com a colaboração das duas instituições da nossa vila Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça e O Recanto da Natureza cuja história e desenvolvimento se incluem neste livro, tal como sobre a Casa do Povo, mas onde também se percorrem novos dados históricos sobre a freguesia e a região na alvorada da República e a questão religiosa e o arrolamento dos bens.
+ info no site pessoal do autor - https://carlosbraga.pt/ - publicações e site pessoal com vários textos, relacionados com cultura e autores de Aveiro e da Bairrada, estudos regionais, guerra colonial, história, imprensa e televisão, literatura, poesia, património, política à portuguesa, redes sociais, religião e sobre a Palhaça.
https://carlosbraga.pt/publicacoes/
NOTA BIOGRÁFICA - Carlos Braga [PERSONALIDADES]
Carlos Manuel Braga da Costa nasceu a 28 de Novembro de 1952 e reside em Palhaça, concelho de Oliveira do Bairro.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É sócio fundador da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada (AJEB).
Entre 1989 e 1993 exerceu funções docentes no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA – Aveiro), onde leccionou História dos Mass Media em Portugal e Teoria e História da Comunicação.
Em 1990 integrou a direcção do semanário Litoral, onde colaborou com regularidade durante alguns anos. Tem textos dispersos noutros jornais regionais como Bairrada Popular, Jornal da Província, Companha, Diário de Aveiro e Jornal da Bairrada.
Desenvolveu a sua actividade profissional na Segurança Social, entre 1977 e 2014, ano em que se aposentou.
Livros e textos publicados em revistas:
Em 1993:
“Homem Cristo Jornalista”, comunicação inserida nas comemorações do quinquagenário da sua morte, promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro (texto publicado em Estudos Aveirenses – Revista do ISCIA, n.º 1, 1993, e em Homem Cristo (1943-1993). O Homem, a Obra e o seu Tempo, Edição da Câmara Municipal de Aveiro, 1995).
Em 1994: “António de Cértima biografado por Arsénio Mota” (texto inserido em António de Cértima. Colectânea de Estudos no Centenário do seu Nascimento, Edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1994);
Em 2003:
Publica a monografia Palhaça – História dos Espaços Sociais e Comunitários (séculos XIX e XX), Edição da Junta de Freguesia da Palhaça.
Em 2005:
Comunicação “Arsénio Mota e a Bairrada”, no ano em que Bustos assinalou a passagem dos 50 anos de actividade literária do escritor bairradino (texto publicado em Arsénio Mota. 50 anos de escrita, Edição Campo das Letras, Porto, 2005).
Em 2009:
“A importância dos estudos regionais: contributos para uma abordagem regional”, texto elaborado no âmbito do IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas, publicado em Literatura e Geografia – da geografia das palavras à geografia das migrações, Edições Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2009.
Em 2010:
“Na alvorada da criação da freguesia de Bustos”, comunicação apresentada no âmbito das comemorações do centenário da implantação da República em Portugal (texto inserido em Proclamação da República: de Lisboa a Oliveira do Bairro, edição de autor (Belino Costa/Carlos Braga), 1.ª edição, Lisboa, 2010).
Em 2011:
“Sangalhos na I República: tensões durante a visita pascal de 1915 (Acúrcio Correia da Silva no centro da polémica”), texto inserido em Aqua Nativa – Revista de Cultura da Região da Bairrada, n.º 39, Dezembro de 2011.
Em 2014:
“Arsénio Mota – Um Olhar Cultural e Regional Sobre a Bairrada”, texto inserido em Arsénio Mota, Uma Vida como Obra, catálogo do Museu do Neo-Realismo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
“O neo-realismo nos suplementos culturais da imprensa regional. Os casos de Companha e Independência Literária”, texto publicado na revista Nova Síntese, n.º 9, Edições Colibri, Lisboa, 2014.
Em 2015:
“Nos quarenta anos do 25 de Abril de 1974”, texto inserido em 40 Anos de Abril - Memórias de Oliveira do Bairro, Edição do Município de Oliveira do Bairro, Abril de 2015.
Em 2016:
ADREP (1976-2016): História de uma vida exemplar. Edição da Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça.
Em 2018:
“Luiz Regala/Pedro Zargo: excurso biográfico de um poeta com qualidades”, publicado em Folhas – Letras & Outros Ofícios [Revista do Grupo Poético de Aveiro], n.º 16.
Em 2020:
“António de Cértima: entre a I Guerra (1914-1918) e os anos 20 em Portugal”, publicado em Folhas – Letras & Outros Ofícios [Revista do Grupo Poético de Aveiro], n.º 18.
Em 2021:
30 Anos de Escutismo. Agrupamento 970 – S. Pedro – Palhaça (co-autoria). Edição do Agrupamento de Escuteiros 970, 2021.
Em 2023:
“Memória de Mário da Rocha (1931-2014)”, publicado em Folhas – Letras & Outros Ofícios [Revista do Grupo Poético de Aveiro], n.º 21.
“Natália Correia: Feiticeira, Cotovia, Pitonisa”. Texto sobre o centenário de nascimento de Natália Correia, publicado na revista NERVO [colectivo de poesia], n.º 19, 2023. Publicado posteriormente em Folhas – Letras & Outros Ofícios [Revista do Grupo Poético de Aveiro], n.º 21.
Outros textos, relacionados com cultura e autores de Aveiro e da Bairrada, estudos regionais, guerra colonial, história, imprensa e televisão, literatura, poesia, património, política à portuguesa, redes sociais, religião e sobre a Palhaça, podem ser consultados no site do autor através do link (carlosbraga.pt).